Social Seating

A companhia aérea holandesa KLM está a desenvolver um serviço onde os passageiros podem utilizar o Facebook e o LinkedIn  para escolher a companhia ideal. Ou seja, antes de comprarmos o bilhete de avião e de escolhermos o lugar, podemos verificar quem são os passageiros que estão sentados nos lugares à nossa volta, e das duas uma, ou “fugimos” para bem longe ou ficamos satisfeitos por saber quem estará sentado ao nosso lado :)

Os detalhes ainda não são muitos, mas a ideia é juntar pessoas com gostos semelhantes aos nossos e de seguida reservar o lugar. Mas não se preocupem, pois segundo fonte da empresa, só teremos acesso aos perfis, se ambas as pessoas o permitirem no momento da marcação do lugar e da respectiva compra do bilhete.

O lançamento deste serviço, está previsto para o início deste ano e ainda não se sabe se será cobrada alguma taxa adicional, para a utilização do mesmo. Vejam esta reportagem:

httpv://www.youtube.com/watch?v=JUacPne53-s

 

A KLM não é a primeira empresa a adoptar este sistema de “Social Seating”, a Malaysia Airlines lançou o MHbuddy, no qual os utilizadores podem verificar se estão presentes amigos no mesmo voo, via Facebook e seleccionar os seus lugares.

Outra empresa que aderiu a este serviço foi a Ticketmaster, que  divulgou mapas interactivos integrados com o Facebook, através do seguinte aplicativo. Os fãs podem compartilhar instantaneamente os seus planos para determinado evento, permitindo que as pessoas no Facebook vejam onde estão sentados e que assentos estão disponíveis para compra, segundo fonte da empresa.

O projecto já tem um line-up de 9 mil eventos e é interessante acompanhar a receptividade desta nova iniciativa de “Social Shopping” ou “Socail Seating”. Vejam o vídeo:

Ticketmaster Delivers Social Connectivity Into Interactive Seat Maps

httpv://www.youtube.com/watch?v=znxZ8h-z3rk

 

E vocês o que acham deste tipo de serviço? Consideram ideal para fins de negócios e de networking?

2 Responses to “Social Seating”

  1. Impressionante a aposta clara nas redes sociais por parte das principais empresas mundiais.

    Bom Artigo :)

  2. Concordo! E quando os projectos são interessantes, ainda torna essa aposta mais acertada.

    Obrigada pelo comentário Pedro :)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>